Dicas
Tecnologia Inverter
09/06/2021
Essa nova tecnologia que não é tão nova assim, traz muitos benefícios ao bolso e ao meio ambiente, diferente dos aparelhos convencionais, os aparelhos com essa tecnologia ao invés de desligar o compressor, apenas diminui a rotação do mesmo. Esse processo faz o aparelho ser mais econômico evitando aqueles trancos que o motor do compressor faz ao ligar e desligar, e com isso elimina por completo o pico de corrente elétrica maior responsável pelo consumo de energia, além de proporcionar maior silêncio durante o funcionamento.
Mas os benefícios do Inverter não param por ai, além do silêncio, economia da energia que podem chegar até 60% dependendo da marca, essa tecnologia utiliza o gás R-410A, resultado da mistura de dois gases, esse gás é completamente inofencivo a camada de ozônio, diferente do gás R-22 composto de HCFC's (HidroCloroFluorCarbonos) que agridem a camada de Ozônio.
Com o passar do tempo a tecnologia vai ganhando mercado, e consequentemente o valor para aquisição vem caindo gradativamente, a medida em que mais marcas o produzem e lançam no mercado o split com esta tecnologia.
Essa tecnologia praticamente dominará o mercado de aparelhos de ar Split, principalmente pela questão ecológica, tanto pelo menor consumo de energia e não poluição do meio ambiente.
Desde de 1987 existe um tratato internacional mundial que estipula um prazo para o fim da utilização de gases que possuem HCFC's (HidroCloroFluorCarbonos), esse prazo esta chegando, e hoje, estamos percebendo isso. Esse tratado chama-se Protocolo de Montreal e posteriormente foi reforçado em 1997 pelo Protocolo de Quioto.
A palavra INVERTER é uma palavra em inglês que significa INVERSOR, afinal o que é isso?
Tecnicamente na eletromecânica o INVERSOR pode ser usado de várias formas, e uma delas é chamado de INVERSOR DE FREQUÊNCIA, essa técnica , através de componentes eletrônicos, é usada para reduzir a velocidade de rotação dos motores elétricos com corrente alternada, variando a frequência e nao a tensão de trabalho do motor, por isso que os compressores inverters não desligam e sim diminuem a velocidade.
Essa eletrônica é mais cara e por isso o custo mais elevado desse tipo de aparelhos de ar condicionados.
Veja abaixo outras diferenças entre os modelos Split convencionas e os modelos Split com a tecnologia Inverter:
Split convencional
- Necessita de algum tempo para atingir a temperatura desejada pelo usuário.
- A temperatura do ambiente oscila em média 2ºC próximo a temperatura desejada.
- Baixo consumo de energia.
- Baixo nível de ruído.
Split com a tecnologia Inverter
- Atinge temperatura desejada rapidamente.
- A temperatura desejada é mantida praticamente constante, com poucas oscilações.
- Consumo de energia até 60% menor que os modelos Split convencionais.
- Aumento gradativo na rotação do compressor evitando picos de energia.
- Nível de ruído menor que os modelos convencionais.
- Maior flexibilidade na instalação: a unidade externa desse modelo consegue ficar a uma distância até 20 metros maior que a do modelo convencional.
A Quaresma Instalações está apta a realizar instalações de qualquer aparelhos de ar com essa tecnologia.